Nesta semana o CONSEG Pioneiros, Instituto Dr. Oswaldo e a Secretaria de Assistência Social atuaram, em conjunto, para tratar de um assunto delicado, porém, com enorme repercussão nacional e que infelizmente tem se tornado comum em nosso município, o alto número de casos de violência contra a mulheres e crianças.
Segundo o Dr. Nery Zoroastro, delegado de polícia de Mandaguari, mais de 60% das ocorrências registradas no Município, têm ligação direta com tais públicos, representando índice acima da média em comparação a outros municípios com as mesmas características e população. Tal autoridade policial, é um dos idealizadores das salas de atendimento humanizado da mulher e da criança recém-inaugurada na delegacia de polícia local.
Na última terça-feira (26), na Câmara Municipal de Mandaguari, foi apresentado o Documentário “O Silêncio das Rosas”, que é um retrato da violência contra a mulher. Uma das pessoas envolvida na produção deste documentário é a Sra. Carolina Morais Rodrigues, que além de produzir, também efetuou as entrevistas com mulheres vítimas de violência e relata sua história pessoal onde foi vítima de violência em dois casamentos.
Este documentário, inicialmente, estava sendo exibido apenas em cidades de maior porte, porém, a Dra. Tania, presidente do Instituo Dr. Oswaldo, conseguiu que o mesmo pudesse ser apresentado em Mandaguari e contribuísse para a discussão sobre este tema com a sociedade civil, Poder Executivo, Legislativo e Judiciário.
Ao final desta apresentação, a produtora Carol como prefere ser chamada, sensibilizada pela condição de Mandaguari devido ao alto nível de ocorrências, se voluntariou para ministrar palestras para as escolas do Município.
As escolas São Vicente Pallotti, José Luis Gori e CEVEC foram contempladas e receberam palestras para jovens com faixa etária superior a 13 anos.
O CONSEG Pioneiros, através do núcleo de segurança educacional, fez a ligação entre as escolas e a palestrante, a secretaria de assistência social forneceu infraestrutura de som para que o evento pudesse ser realizado.
Esta parceria entre CONSEG, Secretaria de Assistência Social e o Instituto Dr. Oswaldo é o início de um trabalho não apenas de conscientização, mas também de capacitação para o atendimento de mulheres e crianças vítimas deste tipo de violência.
Este é, sem dúvida, um assunto crítico e a solução para o problema passa pela mudança cultural de nossa sociedade, e certamente a escola é o ponto de partida para que esta mudança possa acontecer.
O CONSEG Pioneiros agradece a Sra. Carolina Morais Rodrigues, e demais integrantes da equipe de produção do documentário “O silêncio das rosas” pelo tratamento diferenciado com nossa cidade.
